Blog

Alimentos orgânicos

Atualizado: 14 de Fev de 2019

Qualidade de vida pela alimentação por Dr. José Augusto Gasparotto Sattler


Nas últimas décadas com o aumento do consumo de alimentos industrializados, especialmente no Brasil, a população vem sofrendo as consequências da utilização destes. Dados atuais mostram que a incidência de doenças metabólicas como obesidade, hipertensão e diabetes aumenta de maneira significativa, levando os profissionais da área da saúde e consumidores a grande preocupação. Dados recentes do IBGE (2017) mostram que a expectativa de vida da população brasileira aumentou para 72 anos, para os homens, e 79 anos, para as mulheres e, junto a isso, a preocupação com a qualidade de vida na fase idosa também aumenta. Segundo dados do SEBRAE, a faixa etária que mais se preocupa com a escolha de uma vida saudável é entre 65 e 75 anos.

Deve-se lembrar que a melhor opção são os alimentos provenientes da produção orgânica, visto que são isentos de agroquímicos (inseticidas organofosforados ou organoclorados, fungicidas e herbicidas).

Neste cenário a busca pela alimentação saudável é uma realidade que gera grande interesse e possibilita uma modificação no estilo de vida, promovendo atitudes de prevenção a doenças metabólicas. Alerta a todo esse quadro, o Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, lançou diretrizes para alimentação saudável e ainda o incentivo à prática de atividade física. Entre elas, está o incentivo ao consumo de alimentos in natura, principalmente os de origem vegetal. O principal motivo é a grande quantidade de compostos químicos (bioativos) com atividade biológica, principalmente propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias presentes em alimentos como frutas, legumes, verduras, castanhas, nozes e peixes.

Pensando na utilização destes benefícios de uma dieta rica em vegetais, deve-se lembrar que a melhor opção são os alimentos provenientes da produção orgânica, visto que são isentos de agroquímicos (inseticidas organofosforados ou organoclorados, fungicidas e herbicidas). Autor: José Augusto Gasparotto Sattler

Doutor e Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Nutrição Esportiva e Treinamento Físico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Nutricionista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do curso de Pós-graduação em Gastronomia Funcional da Anhembi Morumbi. Professor dos cursos de Nutrição e Farmácia da Faculdades Unidas Metropolitanas (FMU). Fontes: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), Brasília, 2005.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2018.

#AlimentosOrgânicos #AlimentaçãoSaudável #Saúde #Nutrição #QualidadeDeVida #OrgânicosBrasil

11 visualizações

Rua Capitão Pedro Werlang, 382
Porto Alegre, RS 91530-110

contato@comidasdobem.com.br

© 2018 JK Design

Tel: (51) 3336-7736
Cel: (51) 99999-0269

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon